quarta-feira, 13 de julho de 2011

PrOjEtO ReCiClA CiDaDãO

O Projeto Recicla Cidadão uma ideia voltada para a comunidade Jequieense,idealizada pelos alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho turma D do Colégio Politécnico Humberto Ribeiro Reis com a coordenação da facilitadora Lutiane Moreira Santos.
O Projeto Recicla Cidadão tem como objetivo a conscientização do cidadão na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento humano,tendo em vista a importância da reciclagem e a valorização dos catadores de materiais recicláveis.
Então chego assim ao meu foco:COOPERJ(COOPERATIVA DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DE JEQUIÉ),que com a coordenação de Josemar vem atuando no perímetro urbano e nas localidades vizinhas de Jequié fazendo a recolocação dos materiais descartados pela população e dando um novo ciclo de produção para um material que ate então não era considerado utilizável.
Os catadores de materiais recicláveis recupera a riqueza que seria jogada fora e alem de representar a diferença entre ter ou não ter de onde tirar "O PÃO DE CADA DIA",lembrando que não são apenas 42 pessoas envolvidas nessa cooperativa,são 42 famílias que dependem exclusivamente dessa renda para sobreviverem.
O trabalho da COOPERJ e muito simples,"eles apenas contribuem para a diminuição do volume de lixo em Jequié,"Você acha isso pouco?Então se não tivermos uma postura e uma consciência ambiental o acumulo do lixo e inevitável,trazendo assim danos ao solo,a agua e ao ar.
Diante dessa realidade,o Projeto Recicla Cidadão vem desenvolver juntamente com a COOPERJ,ações que possibilitem a eles,realizar suas atividades dentro dos padrões de segurança estabelecidos,e também ações de cidadania e bem estar no ambiente de trabalho.Pra que essas atividades sejam realizadas com sucesso temos que fazer uma recolocação dos equipamentos de proteção individual os (EPI's) e posteriormente ensinar-lhes a forma adequada de utilização dos mesmos.Os EPI's e o treinamento são atividades que não podem ser esquecidas(e de fato não serão).
E para que as atividades dos trabalhadores não seja danosa aos próprios,o Projeto Recicla Cidadão necessita do apoio de todos e da colaboração da sociedade,dos empresários,da imprensa falada e escrita e das autoridades competentes,com doações para a facilitação do nosso trabalho.
O foco das doações são alimentos não perecíveis que serão separados igualmente em kit's,feito assim as cestas básicas e logicamente os EPI's que se resume em:luvas,botinas,mascaras,sem esses devidos equipamentos a saúde dos trabalhadores pode esta em risco constante e eminente.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES


DIA 30/07/2011 - ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO



  • PALESTRAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS EPI's

  • DISTRIBUIÇÃO DOS EPI's;

  • ATIVIDADE DE GINÁSTICA LABORAL;

  • PALESTRAS SOBRE O USO DE DROGAS

  • PALESTRAS SOBRE RISCOS BIOLÓGICOS;

  • VACINAÇÃO.


DIA 06/08/2011 - MUTIRÃO



  • MUTIRÃO PARA A SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA A RECICLAGEM.




















Um comentário:

  1. A sociedade tem de reconhecer o maravilhoso trabalho realizado pelo pessoal da Cooperj. Eu apoio e estarei la lutando junto com eles para que dias melhores possam ser vividos por essas pessoas tão especiais.

    Aroldo Muniz

    ResponderExcluir